Jonas Paulo Negreiros wrote:
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Esta
tensão depende da f.e.m. (força eletromotriz) produzida no gerador
eletrodinâmico (dínamo ou alternador).
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Tentando usar um exemplo mais visualizável, um
gerador de energia elétrica faz com elétrons algo similar ao que um
compressor faz com moléculas de gases ou uma bomba hidráulica faz com óleo
hidráulico, só que ele separa elétrons para gerar diferença de potencial
elétrico, em vez de comprimir fluidos para gerar diferença de pressão. Esta
diferença, de pressão ou de potencial elétrico, é a fonte da força que
produz movimento, através da interminável busca do equilíbrio que se
observa em todos os níveis neste universo.
No caso do compressor, um motor comprime muitas
moléculas de ar, de forma que passa a existir uma grande diferença entre a
densidade/pressão na saída do compressor e a atmosfera terrestre. Esta
diferença de pressão passa a ser uma força motriz (tanto que as antigas
locomotivas a vapor a usavam como fonte de energia). No caso da bomba
hidráulica o mesmo se passa, tanto que esta solução é largamente utilizada
em sistemas industriais para mover, levantar e pressionar dispositivos e
peças de maior porte (o ar comprimido é para dispositivos relativamente
leves).
O mesmo se passa com a energia elétrica, com algumas
diferenças básicas. A primeira é que o fluxo é de elétrons e não de
moléculas de um fluido. Além disto, o fluxo de elétrons é entre as duas
extremidades da fonte de força motriz, o que não ocorre com o ar comprimido
ou em circuitos hidráulicos, em que o fluxo do fluido é entre a saída do
compressor e a atmosfera (depois de passar pela tubulação e pelos
dispositivos que utilizam ar comprimido como fonte de energia), no caso dos
compressores, ou entre a saída da bomba e o tanque de óleo (também depois
de passar pelo circuito hidráulico) no caso de sistemas hidráulicos.
O caso da energia elétrica é como se o retorno do
circuito pneumático fosse ligado à entrada do compressor e não à atmosfera
(ou o retorno do circuito hidráulico fosse ligado diretamente à entrada da
bomba e não ao tanque de óleo), o que produz uma situação extremamente
dinâmica e até perigosa, pois em caso da resistência da carga ser nula, a
corrente quase que instantaneamente sobe demais, no que normalmente é
chamado de curto circuito, com suas conhecidas consequências.
O tipo de circulação que ocorre em circuitos
hidráulicos e elétricos (exceto nos casos em que o solo do planeta ou a
carcaça dos equipamentos são usados como condutor), em loop totalmente
fechado, são exemplos de ciclo curto e fechado em si mesmo, pois as
substâncias que circulam são sempre as mesmas (evidentemente há fugas),
enquanto que o circuito do ar comprimido é um ciclo longo e aberto, já que
as moléculas do ar circulante não são as mesmas.
[]s
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O mundo é simples, é tudo igual, é tudo célula de
convecção.
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