O que ocorreria com a Terra


Robson Z. Conti
Pesquisador Senior



Joined: 09 Jan 2012
Posts: 389
Location: Jundiaí
Posted: Mon Sep 03, 2012 9:56 pm Post subject: O que ocorreria com a Terra?

O que ocorreria com a Terra se ela repentinamente ganhasse ou perdesse massa de forma substancial? Eu considerava que ela alteraria a distância com que orbita o Sol até que resolvi fazer umas contas.

Vamos esquecer por enquanto do que produz os efeitos que conhecemos como gravitação e apenas considerar que o que nos mantêm presos à nossa estrela é a força gravitacional mutuamente exercida entre a Terra e o Sol. E que o que nos impede de nos chocarmos com ela é a força decorrente da velocidade de translação da Terra.

Apesar de toda sua simplicidade, este tem toda a aparência de ser um mecanismo muito preciso, que constantemente ajusta a velocidade e a distância com que a Terra orbita o Sol. Sabendo que Fg=G. MSol.MTerra/d2, quando a Terra está próxima aos solstícios a força que nos une gravitacionalmente ao Sol é Fg=6,66742x10-11.1,9891x1030.5,9742x 1024/(1,4959797x1011)2, dando como resultado 3,54 x 1022 N.

Na mesma situação a força que se contrapõe à atração gravitacional como resultante da velocidade de translação é Fc=MTerra.v2/d, neste caso Fc=5,9742 x1024.(2,97847x104)2/1,4959797x1011, o que produz como resultado os mesmos 3,54 x 1022 N, indicando equilíbrio de forças.

Quando a Terra está mais afastada do Sol (afélio, em 4 de julho) a velocidade orbital cai para 29,29 Km/s, em uma distância de 152,1 milhões de quilômetros, produzindo uma atração gravitacional de 3,43 x 1022 N e uma resultante da translação de 3,37 x 1022 N, o que faz com que a Terra deixe de afastar-se do Sol e volte a aproximar-se gradualmente dele, para sorte nossa (ou entraríamos numa fria).

Já quando estamos mais próximos do Sol (no periélio, entre 2 e 3 de janeiro) a velocidade orbital vai para 30,29 Km/s em uma distância de 147,1 milhões de quilômetros, o que gera uma atração gravitacional de 3,67 x 1022 N e uma força resultante da translação de 3,73 x 1022 N, fazendo com que a Terra deixe de se aproximar e passe a afastar-se do Sol, mais uma vez para sorte nossa (ou estaríamos fritos).

Ou seja, não haveria uma situação de estabilidade perpétua de forças e sim uma disputa em que a cada momento a correlação de forças altera-se, de maneira a produzir um ciclo que mantém o sistema Terra-Sol (e os outros também) em relativa estabilidade. Podemos perguntar-nos o que ocorreria se elas atingissem o estado de perfeito equilíbrio de modo que a órbita torne-se circular e haja o equilíbrio de forças. Em vista do acima descrito, aparenta-me que isto está sempre ocorrendo e a Terra tenta fugir, perde velocidade, perde energia cinética mais do que a força gravitacional decresce e o ciclo se repete. Além disto, atração mútua entre os corpos também altera seus tempos de rotação e translação, levando-os a orbitas síncronas, cada vez mais lentas e distantes.

Se isto estiver correto, teremos uma situação contrária à minha ideia anterior pois, como tanto uma quanto a outra força envolvidas neste cabo de guerra são diretamente proporcionais à massa da Terra, se a massa dela se alterar, mesmo que de forma significativa, pelos cálculos que se pode fazer, ao raio orbital (ou o semieixo) não será alterado e continuaremos a orbitar o Sol virtualmente na mesma distância.

Pode parecer estranho à primeira vista, mas é o que os cálculos indicam e também aparentemente coerente com o que se observa, pois temos planetas maiores e menores a diferentes distâncias do Sol, o que parece indicar que efetivamente as suas massas não interferem em seu posicionamento.

Mas, neste caso, outro cenário ficaria inexplicado. Pois têm sido observados exoplanetas maiores do que Júpiter em órbitas mais apertadas do que a de Mercúrio e estima-se que eles teriam migrado para mais próximo de suas estrelas e com isto arrastado planetas como a Terra, estranhamente ausentes na maioria dos sistemas estelares com exoplanetas detectados.

O que teria, então, levado exoplanetas maiores do que Júpiter a migrar para órbitas mais próximas às suas estrelas? Pelo que foi visto mais acima, a alteração da massa do planeta não poderia tê-lo feito. E o aumento da massa da estrela seria ainda mais estranho, afinal ela queima seu combustível de forma incessante. Fica a impressão, aliás decorrente dos cálculos acima, que apenas a alteração significativa na massa de ambos os astros poderia explicar isto, com a estrela passando a ter uma maior proporção de massa em relação ao planeta. Mas como isto poderia se passar, se os planetas não podem crescer as suas massas de maneira significativa e muito menos as estrelas, que estão sempre queimando seu combustível?

Há uma tese ainda a ser considerada, a da emissão de ondas gravitacionais, mas isto implicaria em tempos demasiadamente longos. A aproximação que este tipo de evento produziria entre a Terra e o Sol foi estimada pelo Stephen Hawking para nos levar a colidir com ele em 1027 anos (O universo Numa Casca de Noz, página 190). Como este tempo é centenas de quatrilhões de vezes o tempo decorrido desde o Big-Bang, mesmo para planetas bem maiores isto não é explicação nem de longe suficiente.

São estes pequenos detalhes que me deixam intrigado. Tal qual nossos costumes sociais, que olhados de bem perto não nos parecem tão normais, a natureza olhada em seus pormenores também nos parece misteriosa ou, como cada vez mais desconfio, um pouco diferente do que nós andamos achando que ela é.

[]s
_________________
O mundo é simples, é tudo igual, é tudo célula de convecção.

Xevious
Pesquisador Senior



Joined: 18 Feb 2012
Posts: 138
Location: Porto Alegre
Posted: Mon Sep 03, 2012 10:31 pm Post subject: Re: O que ocorreria com a Terra?

Robson Z. Conti wrote:
planetas como a Terra, estranhamente ausentes na maioria dos sistemas estelares com exoplanetas detectados.

Mas creio que os planetas menores não foram detectados em quantidade, porque eles são mais dificeis de ser detectados.

Mas quanto a sua hipótese, existe a situação de que o Sol irá se expandir, fururamente e nos fritar, porque estaríamos então mais próximos a superfície do Sol.

Mas existem uma possibilidade de que nesta situação a órbita da terra seja expandida, e com isso nós nos salvaríamos, ou pelo menos duraríamos mais tempo.
_________________
O universo é tão vasto, que tudo que imaginamos deve existir..

Zeno
Pesquisador Junior



Joined: 10 Jun 2012
Posts: 60
Posted: Mon Sep 03, 2012 11:35 pm Post subject:

Tem um ótimo simulador, o universe sandbox, é possivel fazer muitas coisas, mas o numero de simulações é limitado, depois tem que comprar a licença, mas é legal pra brincar =D

Robson Z. Conti
Pesquisador Senior



Joined: 09 Jan 2012
Posts: 389
Location: Jundiaí
Posted: Tue Sep 04, 2012 8:08 pm Post subject: Re: O que ocorreria com a Terra?

Xevious wrote:
existe a situação de que o Sol irá se expandir, fururamente e nos fritar, porque estaríamos então mais próximos a superfície do Sol.

Mas existem uma possibilidade de que nesta situação a órbita da terra seja expandida, e com isso nós nos salvaríamos, ou pelo menos duraríamos mais tempo.

Na fase gigante vermelha, o Sol deverá ter perdido de 30 a 40% de sua massa, ocupando um volume maior que a órbita atual da Terra mas, como você salientou, a nossa órbita passaria a ser mais ou menos a que Marte ocupa hoje, o que impediria a destruição do planeta (ainda assim nós teríamos de nos mudar daqui bem antes para não virar churrasco).

Pode parecer estranho, mas ser engolido pela atmosfera do Sol pode não determinar a destruição do planeta. Há mais de um caso em que isto ocorreu e o planeta sobreviveu, calcinado, mas sobreviveu.

Alguns pesquisadores estão prevendo que forças de maré levarão a Terra para ainda mais próximo do Sol nesta fase, o que fatalmente a levará a ser torrada no interior da atmosfera solar. Espero que eles esteja equivocados, senão teremos de nos mudar daqui ainda antes (se não nos matarmos muito antes em nossas deploráveis demonstrações de falta de educação).

[]s
_________________
O mundo é simples, é tudo igual, é tudo célula de convecção.

Xevious
Pesquisador Senior



Joined: 18 Feb 2012
Posts: 138
Location: Porto Alegre
Posted: Thu Sep 06, 2012 11:55 am Post subject: Re: O que ocorreria com a Terra?

Robson Z. Conti wrote:
Pode parecer estranho, mas ser engolido pela atmosfera do Sol pode não determinar a destruição do planeta. Há mais de um caso em que isto ocorreu e o planeta sobreviveu, calcinado, mas sobreviveu.

Inclusive eu desconfio que isto aconteceu com Mercúrio
e ele acabou sendo dissecado, ficando só o núcleo

Hoje oq existe em Mercúrio era o núcleo dele anteriormente (isto se minha teoria estiver correta).

Esta é um tipo de teoria que é tão "na cara" que logo algum cientísta consagrado vai chegar a mesma conclusão..

Já que não sou isso, só me cabe aguardar..
_________________
O universo é tão vasto, que tudo que imaginamos deve existir..

Robson Z. Conti
Pesquisador Senior



Joined: 09 Jan 2012
Posts: 389
Location: Jundiaí
Posted: Thu Sep 06, 2012 7:38 pm Post subject: Re: O que ocorreria com a Terra?

Xevious wrote:
eu desconfio que isto aconteceu com Mercúrio e ele acabou sendo dissecado, ficando só o núcleo
Hoje oq existe em Mercúrio era o núcleo dele anteriormente

Neste caso, o que teria levado Mercúrio a dar este passeio tórrido no interior da atmosfera solar e, subsequentemente, o que o levou a sair de lá, se a variação de sua massa não alteraria o semieixo de sua órbita, conforme já foi aqui tratado?

No caso dos planetas, eles foram engolidos pela expansão da atmosfera das respectivas estrelas em fase de gigante vermelha, a qual encolheu ao final desta fase.

[]s
_________________
O mundo é simples, é tudo igual, é tudo célula de convecção.

Xevious
Pesquisador Senior



Joined: 18 Feb 2012
Posts: 138
Location: Porto Alegre
Posted: Thu Sep 13, 2012 2:18 pm Post subject: Re: O que ocorreria com a Terra?

Robson Z. Conti wrote:
Neste caso, o que teria levado Mercúrio a dar este passeio tórrido no interior da atmosfera solar e, subsequentemente, o que o levou a sair de lá, se a variação de sua massa não alteraria o semieixo de sua órbita, conforme já foi aqui tratado?

Creio que Mercúrio não "foi até o Sol"
o Sol é que se expandiu, temporáriamente, e então Mercúrio orbitou por dentro do Sol.

Note que se o Sol se expandir ele fica menos denso e isso possibilita que um astro possa orbitar por dentro dele..
_________________
O universo é tão vasto, que tudo que imaginamos deve existir..

Robson Z. Conti
Pesquisador Senior



Joined: 09 Jan 2012
Posts: 389
Location: Jundiaí
Posted: Fri Sep 14, 2012 12:47 am Post subject: Re: O que ocorreria com a Terra?

Xevious wrote:
Creio que Mercúrio não "foi até o Sol"
o Sol é que se expandiu, temporáriamente, e então Mercúrio orbitou por dentro do Sol.

Neste caso eu fico intrigado com o que teria feito o Sol expandir-se e depois retrair-se. Ao que me lembre o ciclo de evolução de estrelas do tipo do Sol não prevê este tipo de evento a não ser na fase de gigante vermelha, a qual ocorreria apenas uma vez.
Xevious wrote:
Note que se o Sol se expandir ele fica menos denso e isso possibilita que um astro possa orbitar por dentro dele..

Aparenta-me não ser necessário que o Sol se torne menos denso para que um corpo celeste com alta densidade possa orbitar dentro de sua atmosfera. Há casos relatados de exoplanetas que estão ou estiveram na atmosfera de suas respectivas estrelas. Isto até poderia estar ocorrendo no nosso sistema solar se as análises da composição química do Sol não descartassem a presença mais acentuada de lítio, o que foi considerado um indicador de que há um planeta no interior da atmosfera da respectiva estrela.

Apesar disto, a quantidade de material que não seja hidrogênio ou hélio no Sol é muito maior que a massa de todos os planetas do sistema solar. Alguém já imaginou se existir um planetinha fujão, escondido dentro do Sol?

[]s
_________________
O mundo é simples, é tudo igual, é tudo célula de convecção.

Xevious
Pesquisador Senior



Joined: 18 Feb 2012
Posts: 138
Location: Porto Alegre
Posted: Fri Sep 14, 2012 6:02 pm Post subject: Re: O que ocorreria com a Terra?

Robson Z. Conti wrote:
Neste caso eu fico intrigado com o que teria feito o Sol expandir-se e depois retrair-se. Ao que me lembre o ciclo de evolução de estrelas do tipo do Sol não prevê este tipo de evento a não ser na fase de gigante vermelha, a qual ocorreria apenas uma vez

Se for ver a quantidade de novas informações que temos do universo, chegamos a conclusão que somos ainda bebezinhos quanto ao conhecimento do espaço.

(outro dia descobriam que uma estrela produziu açucar e nada assim foi imaginado nem pelos mais loucos autores de ficção científica)

A circunsferência do Sol é diretamente proporcional a duas forças que estão em equilíbrio, mas constantemente se puxando uma contra a outra.

A produçao de calor apartir do centro expandindo e a massa forçando a matéria para baixo.

Portanto a explicação é simples, uma maior produção de calor.

Um astro grande que teria caído no Sol e com determinadas características quimicas poderia causar um fenômeno assim.

Não me arrisco a dizer quais seriam as características quimicas, mas a princípio acredito nesta possibilidade.

Outra possibilidade é que o Sol tenha adquirido mais gas, se uma núvem de hidrogênio encontrou o Sol, ele aumentaria de massa, ficaria maior e a produção de energia aumentaria só mais um pouquinho.
Posteriormente ventos solares poderiam retornar ao tamanho que conhecemos.

Existe uma grande dificuldade em se obter informações no espaço porque praticamente tudo esta totalmente parado, perante a nós, observadores, e nunca vemos a história completa, podemos deduzir atravéz de vários "instantâneos" de vários astros. Mas ainda assim falta ainda muita informação..
_________________
O universo é tão vasto, que tudo que imaginamos deve existir..

Robson Z. Conti
Pesquisador Senior



Joined: 09 Jan 2012
Posts: 389
Location: Jundiaí
Posted: Fri Sep 14, 2012 7:37 pm Post subject:

Só que as gigantes vermelhas assim se tornam com o final da queima do hidrogênio do núcleo da estrela em fase de sequência principal e o início da queima do hidrogênio em camadas externas a ele, processo este que, até onde estou informado, ocorre apenas uma única vez no ciclo de evolução estelar.

Além disto, um corpo suficientemente grande para produzir uma “queima adicional” ou uma nuvem de hidrogênio não seriam “metabolizadas” de forma imediata, e sim através de uma sequência muito precisa de fases em que cada elemento é queimado separadamente de acordo com a energia necessária para tanto.

Outro detalhe é que um planeta que dê um passeio pela atmosfera de sua estrela torna-se quase carbono puro, o que não é o que dizem de Mercúrio.

[]s
_________________
O mundo é simples, é tudo igual, é tudo célula de convecção.

Xevious
Pesquisador Senior



Joined: 18 Feb 2012
Posts: 138
Location: Porto Alegre
Posted: Tue Sep 18, 2012 11:06 am Post subject:

Robson Z. Conti wrote:
um planeta que dê um passeio pela atmosfera de sua estrela torna-se quase carbono puro, o que não é o que dizem de Mercúrio.

Mas porque isto iria acontecer?

Por acaso o carbono migraria da estrela para o planeta?
Acho que não eim
ainda mais que nem tem tanto carbono assim disponível (pelo menos em uma proporção grande) no Sol, pra ocorrer uma migração assim.

oq sei é que de acordo com as novas informações que temos, da pra concluir que ainda sabemos muito pouco sobre as estrelas.

Tanto que a princípio acreditamos que elas tem um tamanho preciso por bilhões de anos
e que ela só expande ao final da sua vida

concordo que tudo indica que ela expandirá ao final da vida e não retornará mais ao tamanho original
mas como disse antes alguns fatores podem causar uma expansão nela e posterior retração

Quote:
uma nuvem de hidrogênio não seriam “metabolizadas” de forma imediata, e sim através de uma sequência muito precisa de fases em que cada elemento é queimado separadamente de acordo com a energia necessária para tanto.

provavelmente não seria uma núvem de Hidrogênio

mas o Sol, além de fundir grandes quantidades de Hidrogênio, também funde pequenas quantidades de Hélio e esta fusão causa uma energia maior que a fusão de Hidrogênio
portanto seria mais fácil um fenômeno assim com uma núvem ou um planeta gasoso, com grandes quantidades de Hélio
_________________
O universo é tão vasto, que tudo que imaginamos deve existir..

Robson Z. Conti
Pesquisador Senior



Joined: 09 Jan 2012
Posts: 389
Location: Jundiaí
Posted: Wed Sep 19, 2012 12:03 am Post subject:

Xevious wrote:
o carbono migraria da estrela para o planeta?

Não. Os demais elementos é que volatilizariam. Se você fizer uma busca por “planeta de diamante” no Google encontrará mais a respeito.
Xevious wrote:
tudo indica que ela expandirá ao final da vida e não retornará mais ao tamanho original

Se o que sabemos a respeito do ciclo de evolução estelar estiver correto, a estrela entrará em colapso após a fase gigante vermelha, tornando-se uma nebulosa planetária e evoluindo a seguir para uma anã branca.
Xevious wrote:
como disse antes alguns fatores podem causar uma expansão nela e posterior retração

Os fatores citados foram uma nuvem de hidrogênio e um planeta e agora você está dizendo que “provavelmente não seria uma nuvem de Hidrogênio”. Quanto ao planeta, a “queima” (que não é exatamente queima e sim fusão) de seus elementos seria gradativa, levaria bilhões de anos e, em alguns casos, jamais ocorreria, seriam expelidos durante a fase nebulosa planetária.
Xevious wrote:
mas o Sol, além de fundir grandes quantidades de Hidrogênio, também funde pequenas quantidades de Hélio e esta fusão causa uma energia maior que a fusão de Hidrogênio portanto seria mais fácil um fenômeno assim com uma núvem ou um planeta gasoso, com grandes quantidades de Hélio

Não estou informado da fusão de Hélio no Sol. Para tanto a pressão gravitacional deveria ser maior do que é estimada no núcleo solar. Caso você tenha a fonte desta informação eu ficaria muito grato em conhecê-la.

[]s

PS: Apesar de não ser utilizado, existe mais carbono no Sol do que em todo o restante do sistema solar.
_________________
O mundo é simples, é tudo igual, é tudo célula de convecção.

Xevious
Pesquisador Senior



Joined: 18 Feb 2012
Posts: 138
Location: Porto Alegre
Posted: Mon Sep 24, 2012 11:46 am Post subject:

Robson Z. Conti wrote:
Xevious wrote:
o carbono migraria da estrela para o planeta?

Não. Os demais elementos é que volatilizariam. Se você fizer uma busca por “planeta de diamante” no Google encontrará mais a respeito.

Mas eu conheço bem estas planetas diamantes, mas eles não são Planetas Diamantes e sim Estrelas Mortas-Diamantes.

São estrelas que se transformaram em Anãs-negras, pois eram pequenas demais para explodirem como super-novas, deixaram de produzir energia e ficaram e então volatilizaram todos os gases.
E a estas estrelas estavam numa fase em que a fusão estava criando carbono.
Quote:
evoluindo a seguir para uma anã branca.

Não uma anã-branca, mas uma anã-negra.
As anãs brancas são as estrelas de neutrons, e elas só existem depois de um evento de super-nova.
Quote:
PS: Apesar de não ser utilizado, existe mais carbono no Sol do que em todo o restante do sistema solar.

Sim, assim como provavelmente todos os outros componentes...

Mas, estou disposto a voltar atraz, a respeito dessa minha teoria de que Mercúrio tenha passado por dentro do Sol.

Ele teria sido dissecado então é pelo vento solar mesmo.
E isto ainda esta ocorrendo.
Tanto que há satélites que o veem parecido com um cometa, com cauda
[url=http://forum.intonses.com.br/viewtopic.php?f=77&t=4237]Detalhes aqui[/url/
_________________
O universo é tão vasto, que tudo que imaginamos deve existir..

Robson Z. Conti
Pesquisador Senior



Joined: 09 Jan 2012
Posts: 389
Location: Jundiaí
Posted: Tue Sep 25, 2012 12:03 am Post subject:

Xevious wrote:
eu conheço bem estas planetas diamantes, mas eles não são Planetas Diamantes e sim Estrelas Mortas-Diamantes.

Talvez eu tenha olhado um link que mostrou uma situação diferente...
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5312874-EI301,00-Astronomos+descobrem+planeta+de+diamante.html
...na qual estavam tratando efetivamente de um planeta e não de uma estrela.
Xevious wrote:
As anãs brancas são as estrelas de neutrons, e elas só existem depois de um evento de super-nova.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ea/Sun_Life.png

[]s
_________________
O mundo é simples, é tudo igual, é tudo célula de convecção.

Xevious
Pesquisador Senior



Joined: 18 Feb 2012
Posts: 138
Location: Porto Alegre
Posted: Tue Sep 25, 2012 6:30 pm Post subject:

Deve ter havido uma confusão no caso da notícia do Terra.

Uma confusão causada a princípio pela nossa nomenclatura que damos tradicionalmente aos astros, e que deveria ser mudado.

Deveríamos só considerar astros como astros e deu, e claro, mencionarmos suas propriedades, que são o mais importante.

O caso é que não há uma explicação para um planeta ter tanto carbono, mas há uma explicação para uma estrela ser formada por carbono na sua fase "morta".

Agora se uma estrela morta orbita uma outra mais massiva, naturalmente a chamamos de planeta..

Mas de fato, podem haver astros do tamanho de planetas pequenos orbitando planetas gigantes, hoje eles teriam o nome de satélites..

Quanto a evolução solar, também existe uma falha, o estado final seria mesmo uma anã negra, mas ela seria posterior a uma fase intermediária como anã negra.
Acontece que uma anã branca que não é uma estrela de neutrons, consome suas ultimas energias em relativamente pouco tempo, resta só uma massa sólida e sem luz, portanto negra.
_________________
O universo é tão vasto, que tudo que imaginamos deve existir..

Robson Z. Conti
Pesquisador Senior



Joined: 09 Jan 2012
Posts: 389
Location: Jundiaí
Posted: Wed Sep 26, 2012 12:19 am Post subject:

Xevious wrote:
não há uma explicação para um planeta ter tanto carbono

Pelo que está no artigo (não apenas no Terra) apenas o carbono teria sobrado (ele tem a maior temperatura se sublimação).
Xevious wrote:
o estado final seria mesmo uma anã negra, mas ela seria posterior a uma fase intermediária como anã negra

?????

[]s
_________________
O mundo é simples, é tudo igual, é tudo célula de convecção.

Xevious
Pesquisador Senior



Joined: 18 Feb 2012
Posts: 138
Location: Porto Alegre
Posted: Sun Sep 30, 2012 12:16 am Post subject:

Robson Z. Conti wrote:
Xevious wrote:
o estado final seria mesmo uma anã negra, mas ela seria posterior a uma fase intermediária como anã negra

?????

Só existem duas formas de um astro ser considerado "branco"

Ou ele produz energia e esta pode ser vista como luz branca.
Ou ele é formado de algum material predominante branco, como o calcio, mas mesmo neste caso ele só seria "visivel" como branco se refletisse a luz de alguma estrela.

Nosso Sol quando perder a capacidade de criar reações de fusão, vai esfriar ao ponto de não ter mais calor, ou melhor dizendo, seu núcleo ainda teria, mas o calor seria fraco, para poder chegar a superfície.
Ele então seria uma anã negra.

Mas o ponto intermediário entre sua diminuição de energia e seu estado definitivo como anã negra, poderia ser considerado então uma anã branca...

Ali no quote que tu envidenciou eu escrevi errado

_________________
O universo é tão vasto, que tudo que imaginamos deve existir..

Robson Z. Conti
Pesquisador Senior



Joined: 09 Jan 2012
Posts: 389
Location: Jundiaí
Posted: Sun Sep 30, 2012 12:57 am Post subject:

Xevious wrote:
Nosso Sol quando perder a capacidade de criar reações de fusão, vai esfriar ao ponto de não ter mais calor, ou melhor dizendo, seu núcleo ainda teria, mas o calor seria fraco, para poder chegar a superfície.
Ele então seria uma anã negra.

Só que até agora jamais foi observada uma anã negra, talvez em função da idade do universo ser menor do que o tempo necessário para que uma anã branca se esfrie a ponto de atingir este estágio. Outras possibilidades seriam a dificuldade de ser observada em virtude da emissão quase nula de radiação ou ainda algum mecanismo ainda desconhecido que impeça este estágio de ser atingido. Você está certo em hipótese, mas ainda falta comprovação observacional.

[]s
_________________
O mundo é simples, é tudo igual, é tudo célula de convecção.

Xevious
Pesquisador Senior



Joined: 18 Feb 2012
Posts: 138
Location: Porto Alegre
Posted: Tue Oct 02, 2012 11:54 am Post subject:

Robson Z. Conti wrote:
Só que até agora jamais foi observada uma anã negra

Você está certo em hipótese, mas ainda falta comprovação observacional.

Sim é verdade, seria extremamente dificil achar uma..

Um astro mesmo que grande (maior que Jupter) seria tão dificil de achar no espaço profundo como uma agulha, num palheiro do tamanho da Terra.

Existe um projeto de um satélite que teria uma camera de mais de um GigaPixel, ele iria tirar fotos dia após dia da mesma região do universo.
Aí sim se um astro assim passar em frente a uma estrela, poderemos ter uma pista pra localiza-lo.
Mas mesmo assim não daria pra observa-lo.. já que não emite luz, e sua abrangência gravitacional deve ter um alcance menor doq o suficiente pra influenciar outro sistema solar próximo.

Uma probabilidade maior seria se ele estiver num sistema binário ou mais estrelas.

Mas também te informo que esta não é uma teoria minha.
Já vi em documentários sobre espaço por exemplo. (no caso do Sol se transformar uma anã negra ao final da vida).

Inclusive existe uma teoria de que daqui a trilhões de anos a energia do universo seja esgotada, só restariam astros "negros" sem energia e "buracos negros"..

Parece um dos que falou sobre isso foi o Carl Sagan.
_________________
O universo é tão vasto, que tudo que imaginamos deve existir..