Um universo em rotação


Robson Z. Conti
Pesquisador Senior



Joined: 09 Jan 2012
Posts: 389
Location: Jundiaí
Posted: Wed Sep 19, 2012 1:17 am Post subject: Um universo em rotação

Há algum tempo eu tenho aqui externado que o meu modelo cosmológico predileto propõe que as estruturas todas seriam similares entre si, podendo ser funcionalmente descritas como células de convecção, o que exige um centro para este universo. Em uma época em que a corrente principal do pensamento científico tem dado prêmios Nobel para quem produz evidências da homogeneidade do universo, esta proposição é tão herética que em outros tempos eu teria ponderado muito se o risco de publicá-la não seria mais elevado do que seria recomendável correr. Há algum tempo eu fui informado de uma região à qual foi denominda de fluxo escuro (dark flow), o que, ao menos em tese, é coerente com as previsões que o modelo faz.

Nos últimos dias eu encontrei em http://universe-review.ca/F02-cosmicbg.htm [The Observable Universe and Beyond] que…
Variações de temperatura [medidas pelo] WMAP podem ser decompostas em um conjunto de padrões chamado multipolos. Os menores multipolos são a maior área, ondulações com tamanho de continentes e oceanos no mapa de temperatura. Os multipolos mais elevados são como áreas sucessivamente menores, planaltos, montanhas e colinas (e fendas e vales) sobrepostas nas estruturas maiores. Como mostrado na Figura 02-09B, tanto o quadrupolo quanto o octupolo estão alinhados ao longo de um "eixo" (do mal) que a cosmologia padrão não pode explicar. Os críticos têm considerado várias possibilidades.Uma explicação considera que algum tipo de imperfeição no detector WMAP introduz os padrões, mas não há nenhuma evidência para isto. A equipe do WMAP declarou em 2012 que “o eixo do mal” mais provavelmente é uma flutuação estatística.
http://universe-review.ca/I02-20-WMAP.jpg

Além disto, no mesmo documento temos que...
Citando algumas anomalias aparentemente inexplicáveis em observações astronômicas, isto sugere que a "Teoria do Vazio" iria permanecer viável mesmo se a Terra estivesse um pouco fora do centro (até 50 milhões de anos-luz). Tem sido demonstrado que a CMBR [Radiação Cosmológica de Fundo] é um pouco desigual – mais quente em uma direcção do que na outra. Esta assimetria têm sido usualmente atribuída ao movimento do sistema solar através do espaço mas também pode ser um sinal de um universo irregular. Além disso, pequenas flutuações na Radiação Cosmológica de Fundo parecem alinhar-se em uma direção específica (o "eixo do mal").Este alinhamento escolhe uma direção preferida do céu, a qual, embora difícil de imaginar em um universo Copernicano, pode ser explicada em termos de deslocamento da Terra do centro do vazio.

Uma direção preferencial poderia também ter outros efeitos, como o movimento coerente em larga escala de galáxias e aglomerados de galáxias. Várias observações têm alegado a deteção deste “fluxo escuro”, mas isto permanece controverso. Há ainda o argumento de que a "Teoria do Vazio" não violaria o princípio Copernicano (que a Terra não é especial) se a região analisada é muito grande e que contém muito mais vazios, como o universo heterogêneo mostrado na Figura 02-10p , que também retrata as diferentes explicações com a energia escura e vazia.
http://universe-review.ca/I02-32-darkenergy6.jpg

…e que…

Um estudo de 2011 afirma que ao longo de uma direção a cerca de 10 graus em relação ao eixo de rotação da Via-Láctea há maisgaláxias espirais com giro à esquerda (no céu do hemisfério norte), enquanto o oposto é observado no céu do hemisfério sul. Verifica-se que tal eixo é aproximadamente na mesma direção do "eixo do mal" mencionado acima. Os pesquisadores afirmam que o universo estava girando no momento do Big Bang deixando algumas marcas na CMBR e a lateralidade das espirais (Figura 02-10q). Especula-se também que um universo inicialmente rotacionando causou violação de simetria CP em gravidade, o que produziu ondas gravitacionais de modo assimetrico. Sua interferência com o campo inflaton favoreceu a produção da matéria em detrimento da antimatéria. Este processo deixou três marcas por trás: o eixo do mal na CMBR, o alinhamento discreto dos eixos de rotação de galáxias, e um universo cheio de matéria. No topo de todas essas especulações foi reivindicado recentemente em 2011 que a expansão cósmica (em termos de observações de supernovas tipo 1a) parece ir mais rápido perto da direção do eixo do mal.
http://universe-review.ca/I10-32-uspin.jpg
http://universe-review.ca/I10-32-uspin2.jpg

Ou seja, SE ISTO FOR CONFIRMADO, fica a impressão de que o universo observável...

[1] tem uma região diferenciada e

[2] estava girando logo após o violento evento que iniciou a expansão cósmica,

que é o que prevê um modelo que considera que tudo é célula de convecção.

[]s

P.S.: O meu modelo preferido também considera que o nosso universo está em rotação até hoje.
PS2: Aliás, se este universo não estiver girando, ele será simplesmente a única estrutura que eu conheço que não gira.
_________________
O mundo é simples, é tudo igual, é tudo célula de convecção.